top of page

IDEOLOGIA DE GÊNERO É A DIVISÃO BINÁRIA E VIOLENTA A QUE FOMOS SUBMETIDOS


A produção das verdades está em disputa por diferentes discursos, pensamentos, representações da realidade, ideologias, práticas, visões de mundo, cosmologias. As opiniões aparentemente pessoais de cada um são atravessadas pela trajetória, formação intelectual, origem de classe, pertencimentos e estranhamentos relacionados a gênero, sexualidade, raça, religião, etc. São atravessadas pela experiência de cada um, em sua fricção com a história, a cultura, os discursos sociais.

As disputas em torno da verdade, presente em cada fala e manchete de jornal não são, no entanto, inocentes. Estão ligadas a interesses, medos e desejos conscientes ou inconscientes.

Os conservadores criticam os discursos que promovem a igualdade de gênero e o respeito à dive

rsidade sexual colocando-os sob o rótulo de ideologia de gênero. Mas a verdadeira ideologia de gênero é aquela que propaga a falsa verdade de que nós somos dividos assim binaria e simplesmente entre homens e mulheres heterossexuais. A verdadeira ideologia de gênero é a forma violenta em que somos privados de nosso próprio corpo, nosso afeto, nossas identidades, nossas liberdades.

O masculino e o feminino habitam cada um de nós e o equilíbrio interior dessas forças certamente traria mudanças significativas para nossa saúde social, nosso mundo, nossas relações. Contra a ideologia de gênero binária e violenta a que fomos submetidos, pela utopia de gênero de um novo mundo: Somos tod@s transgêneros.

Que se repolitize a Parada LGBT, com luta e amor!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page