KINJO (2017)
KINJO é o primeiro disco do cantor, compositor e pesquisador Victor Kinjo. São canções autorais, fruto de um processo criativo entre a música brasileira e os cantos da memória diaspórica, o regional e o global, o rural e o urbano. O trabalho entrou na lista dos 100 Melhores discos do Ano, na 17º posição e o artista foi indicado ao 29º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantor Regional.
A musicalidade regional diaspórica de KINJO é o boi uchinanchu-maranhense, ciranda afro-asiática, folk estadunidense com sotaque brasileiro, jongo pop, ijexá, choro, baião e rock.
Concebido na SAMAUMA Residência Artística Rural, e gravado em parceria com os estúdios Lebuá, Arsis e YB Music, tem produção musical de Ivan Banho e Ivan Gomes, e direção artística do próprio Kinjo.
A banda principal é formada pelos músicos Fernando Sagawa (sopros), Gabriela Silveira (percussão), Guilherme Kafé (violões e voz), Eduardo Colombo (voz), Ivan Banho (percussões), Ivan Gomes (baixo) eMoita Mattos (guitarra). O disco conta também com os artistas convidados Pedro Prado (bateria), Marina Beraldo (flauta e coro), Marco Rochael (clarone), Andre Fajersztajn (clarinete), Robin Gentien (guitarra),Tiago Viudes Barboza (voz poema) e a participação especial da cantora moçambicana Lenna Bahule. A mixagem e masterização são de Leonardo Nakabayashi (Shina), do Estúdio Banzai.
Os quadros da capa, contracapa e encarte do disco foram pintados a óleo pelo próprio artista, fazendo parte da série “Autoetnografias”.
Comments